Os benefícios da academia na terceira idade

Tags:, , , , , | | 07/12/2018 | Autor: admin

Cada dia mais idosos têm frequentado academias em busca de um envelhecimento mais saudável

O senso comum não relaciona a academia com pessoas da terceira idade, não é mesmo? Porém, o lugar que é mais visado por jovens em busca de corpos esculturais vem dando mais espaço para idosos que buscam benefícios para essa fase da vida.

Porém, é preciso entender quais os exercícios e aparelhos de musculação são mais indicados a essa faixa etária (pessoas com mais de 65 anos). Por isso, separamos algumas dicas e quais os benefícios que a prática proporciona.

O que é preciso saber?

Na terceira idade, as dúvidas sobre a prática de exercícios físicos são várias: É possível fazer musculação? Existe algum exercício proibido? Algum aparelho pode prejudicar a saúde?

Em geral, a prática de atividades físicas, principalmente a academia, auxilia a proporcionar um fortalecimento muscular, aumentar a flexibilidade e diminuir os impactos.

Fortalecimento muscular

Um dos grandes benefícios de pessoas na terceira idade fazerem academia é proporcionar ao corpo a tonificação dos músculos, um dos problemas que mais acomete os idosos.

Isso acontece porque um dos processos envolvidos no envelhecimento é o desgaste das articulações, o que provoca dores incômodas.

A prática da musculação, desde que com cargas moderadas e ritmos leves, é essencial para proporcionar o fortalecimento muscular e combater as dores. Se a prática for realizada em conjunto com fisioterapia, as dores podem diminuir ainda mais.

Aumento da flexibilidade

É importante ressaltar que, quando falamos em academia, não estamos nos limitando apenas a exercícios de musculação, muito pelo contrário. Os alongamentos e exercícios aeróbicos também fazem parte dessa gama de possíveis benefícios que frequentar uma academia proporciona.

Na terceira idade, é muito comum que os idosos sintam dificuldades na flexibilidade corporal, tanto para a prática de atividades na academia, quanto para ações do cotidiano. Neste caso, alongamentos e aulas dedicadas ao aumento da flexibilidade podem ajudar e muito.

Além disso, com a prática desses exercícios, dores nas costas e juntas podem ser solucionadas.

Diminuição de impacto

Como um dos grandes problemas que acometem os idosos estão relacionados aos fortes impactos causados nas articulação, a academia tem como objetivo diminuir ao máximo o impacto e fortalecer o corpo.

Por isso, é muito comum que os médicos receitem atividades dentro d’água, como hidroginástica e natação, que evitam que o impacto da pisada seja muito forte.

Na mesma linha, exercícios como esteira, bicicleta e musculação com o intuito de fortalecer os membros inferiores devem sempre ser realizadas com a carga mínima, com velocidade baixa e um ritmo desacelerado.

Quais são os benefícios?

Nós já citamos alguns benefícios no decorrer do texto, porém é possível ainda listar: a diminuição da pressão arterial, menores chances de desenvolver problemas cardíacos, diminuição dos triglicerídeos, aumento da velocidade de locomoção, aumento da densidade óssea, aumento da capacidade respiratória e muito mais.

Não se esqueça do acompanhamento!

É importante lembrar que, seja qual for a atividade escolhida, ela deve estar sempre acompanhada de orientação médica, visando todos os cuidados para as limitações de cada idoso!


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