Meu treino rende menos no inverno?



Muitos acreditam que no inverno nosso treino rende menos. Mas, será mesmo? Quem nunca sentiu aquela preguiça de treinar quando a temperatura está mais baixa? Pois é, isso é quase unânime! Mas, você sabia que vencer a preguiça e ir treinar mesmo nos dias mais frios pode fazer com que seu treino renda ainda mais?

Entenda os motivos

Queima mais calorias

Com o frio, o organismo precisa produzir mais calor para manter a temperatura do corpo. Dessa forma, o metabolismo fica mais acelerado para nos aquecer, o que é excelente para a queima de gordura.

Fadiga menor

Quando a temperatura está mais alta, temos a sensação de que no pós-treino a fadiga é bem alta, certo? Já no inverno, por uma questão ambiental, conseguimos regular melhor a temperatura interna do corpo e o músculo realiza esforços mais intensos antes de ficar realmente cansado.

Mais disposição

Já percebeu que no inverno a gente sua menos durante o treino? Pois este é um dos motivos que fazem o treino render mais. O corpo suporta mais o calor do exercício, uma vez que o ambiente externo fica mais confortável – academia, rua ou parque – por estar mais gelado e fresquinho.

Sem deprê!

Quem nunca se sentiu mais deprimido no inverno? Seja pelo tempo mais gelado ou pelo fato de passar mais tempo em casa, de fato nesta época a gente fica mais tristinho mesmo. Porém, isso é péssimo para o nosso corpo, pois ocorre uma queda na produção de serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Para suprir a sensação de tristeza, a maioria das pessoas acaba descontando na comida, o que explica o efeito dominó nesta época do ano. Porém, é possível evitar esse problema com a prática de atividades físicas, pois estimulam a produção de endorfina, substância ligada à sensação de prazer. Entendeu por que dizer que o treino no inverno rende menos é um mito? Mesmo com temperaturas mais baixas, o treino proporciona excelentes resultados em seu corpo e ajuda a evitar que o efeito sanfona aconteça. Por isso, não deixe de treinar no frio, pois nenhuma desculpa é boa o bastante para lidar com seus resultados.