Esteira ou bicicleta: qual é melhor?



Quando o assunto é perder peso, exercícios aeróbicos são sempre importantes. Mas, qual é melhor? Esteira ou bicicleta ergométrica? A busca pelo peso ideal e pelo corpo perfeito está cada vez mais em alta, e por isso, as academias cada vez mais cheias. Além da musculação, os exercícios aeróbicos são muito procurados, mas sempre bate aquela dúvida: esteira ou bicicleta?

Qual é melhor para perder peso?

Além do seu gosto pessoal sobre o aparelho, é importante prestar atenção em algumas informações importantes para saber qual o melhor para perder peso.

Qual queima mais caloria?

Essa é a grande questão sobre escolher entre esteira ou bicicleta para perder peso com mais facilidade. Em geral, com um treino de uma hora de esteira é possível queimar por volta de 750 calorias. Já na bicicleta ergométrica, no mesmo período de tempo, é possível queimar em média 550 calorias. A resposta parece óbvia, certo? Porém, não é tão simples assim. A quantidade de calorias queimada na esteira, cerca de 200 por hora a mais do que na bicicleta, só realmente acontece se você usar o aparelho da forma correta, sem andar, caminhar ou diminuir o ritmo, mantendo o padrão de treino frequente.

Qual é menos entediante?

Muitos praticantes dizem que a bicicleta ergométrica é menos entediante do que caminhar em uma esteira. Isso acontece, porque ao mesmo tempo que você está pedalando, você também pode ler um livro, uma vez que muitos aparelhos já vêm equipados com esse próprio suporte. Porém, ambas podem ser facilmente realizadas se forem posicionadas em frente a uma televisão ou com um bom par de fones de ouvido. Você pode estar se perguntando: por que é importante não ser entediante? Todos nós sabemos que para perder peso devemos nos exercitar e manter uma rotina de treinos. Porém, se isso for algo maçante, dificilmente você continuará por muito tempo nessa rotina.

Existe algum perigo?

Quem nunca viu algum vídeo que viralizou de uma pessoa caindo de uma esteira? Isso pode acontecer, principalmente com distrações muito fortes, níveis avançados de velocidade ou quando se tem cãibras. Neste caso, é improvável que se caia de uma bicicleta ergométrica. Outro ponto muito importante é tomar cuidado com seus joelhos e pés, pois eles recebem um bom impacto na esteira, enquanto exercícios na bicicleta ergométrica aliviam o estresse nesses pontos.

Afinal, qual você deve escolher?

Como falamos, antes de mais nada você deve considerar o seu gosto pessoal, além do estado de saúde para escolher entre esteira ou bicicleta. Teoricamente, você irá queimar mais caloria em uma esteira, devido ao maior esforço, porém é preciso ter os cuidados que já alertamos anteriormente. Não desanime se escolher uma como principal e logo ficar entediado, procure sempre variar de acordo com a sua necessidade e também com a sua saúde. Recomendamos que você consulte um profissional da área ou venha até uma unidade da Academia Unica antes de iniciar uma rotina de exercícios.