Como voltar a treinar depois de uma gripe?



Você está no ritmo de treino, fazendo suas atividades sem sentir nenhum problema, quando a gripe chega e te derruba por uma ou duas semanas. Após o tempo parado, você está pronto para voltar. E agora, como proceder? Com uma boa programação e objetivos realistas e progressivos, você conseguirá recuperar a sua forma física e seu ritmo de treino antes da parada obrigatória. Confira algumas dicas.

Como devo voltar?

Volte com calma

Você não precisa de grandes mudanças para voltar e adaptar-se, afinal você parou de treinar por pouco tempo. Entretanto, notará que, devido aos efeitos da própria doença e ao descanso obrigatório, seu corpo não responderá como antes. Por isso, nos primeiros dias em que voltar a treinar, opte por realizar os exercícios num ritmo mais suave, até que seu corpo se acostume ao ritmo anterior.

Não esqueça dos aquecimentos

É essencial que o aquecimento seja feito de maneira mais intensa, pois os músculos terão perdido elasticidade durante a pausa por causa da condição e não estarão preparados para atividades físicas. Além disso, após a prática dos exercícios, não se esqueça de se alongar, pois será fundamental para que a massa muscular recupere sua tonicidade e sua elasticidade perdida durante o tempo parado.

Alimentação

A alimentação certamente vai ajudar você na hora de voltar a treinar. Aumente a ingestão de alimentos ricos em proteínas e carboidratos. Além disso, hidrate-se bem e leve uma barrinha energética com você caso sinta-se fraco durante a prática da atividade. É muito importante que você comunique ao seu médico que deseja voltar a treinar, pois ele poderá determinar alguma recomendação específica e estará avisado de qualquer possível problema que possa acontecer.