Como se motivar para começar a academia?



  Um dos maiores problemas em iniciar a academia é a motivação. Começar uma rotina de atividades físicas nem sempre é fácil. Acordar cedo todos os dias ou terminar o expediente e ir para a academia não é das tarefas mais fáceis do mundo, não é mesmo? É preciso ter muita disciplina, força de vontade e muita motivação para começar a malhar e enfrentar essas pedras no meio do caminho. Por isso, existem alguns truques que podem ajudar você a se manter motivado e continuar com a rotina de atividades físicas.

Como se motivar?

Medo

Sim, o medo é um ótimo incentivador para quem está começando a malhar. E ele pode ter dois rumos: perder dinheiro e ficar sedentário. Após a realização da matrícula, você estará pagando as mensalidades todos os meses, em alguns casos, se houver desistência, há uma cobrança de multa. Por isso, o medo de investir e gastar dinheiro à toa pode incentivar o aluno a frequentar a academia. E obviamente o medo de ter algum risco de saúde também é um excelente estimulante.

Controle

Um mecanismo muito interessante é o controle sobre suas metas. Não adianta estipular algo grande a longo prazo, pois você irá se desestimular facilmente. Por isso, estabeleça metas simples principalmente se seu foco for perda de peso. Delimitar uma quantidade de peso perdido na semana, ao invés de mês pode ser um bom começo. Outro ponto interessante, é anotar os exercícios que você mais tem facilidade e te proporciona melhores resultados. Pois dessa forma é possível ter um controle maior sobre seu treino.

Reconhecimento

Escutar elogios das pessoas ao seu redor, pela melhora na sua aparência e no seu condicionamento físico é motivador, não é mesmo? Então você pode usar esse reconhecimento como um termômetro para continuar indo à academia. Além disso, você pode utilizar suas conquistas como motivação. Tirar fotos regularmente do seu corpo para observar a mudança e deixá-las em um local visível te deixará mais confiante e motivado em continuar com os treinos.

Incentivo

Por que não recompensar a si próprio pelo seu esforço? Pense em recompensas possíveis que você pode se dar em caso de atingir os objetivos pré-estabelecidos e trate-os como uma forma de incentivo para continuar firme e forte na prática das atividades físicas. Esses incentivos podem ser variados, como um dia na praia, um final de semana em algum lugar que deseja, comprar algo que você queira muito. Tudo na base do merecimento. Essas foram algumas dicas simples que podem ser realizadas no dia a dia e auxiliam e muito no processo de motivação durante os primeiros meses de academia. Pronto para começar?