Gestantes e Musculação



Atualmente, ainda permanece a dúvida sobre a prática da musculação no período gestacional, e muitas mulheres diminuem seus níveis de atividade física com medo de algumas complicações. Salva as exceções, será que a musculação é segura durante este período?

A musculação não é contraindicada, desde que a gestante já seja praticante, esteja de total ausência de anormalidade e mediante a avaliação especializada.

A prática desta modalidade durante este período pode trazer muitos benefícios como: melhora ou manutenção da saúde; diminuição de sintomas decorrente a gestação; diminuição da tensão no parto; recuperação pós parto mais rápida; prevenção de lombalgias; menor ganho de peso durante a gestação e etc.

Entretanto, algumas cautelas devem ser tomadas como:

  •  Evitar exercícios com muita amplitude, já que durante o período há uma
    liberação maior do hormônio relaxina, que causa maior flexibilidade;
  • Exercícios que obriguem a fazer movimentos repentinos ou de saltos,
    que podem levar a lesões articulares;
  • Exercícios exaustivos, ou que necessitem equilíbrio, especialmente no
    segundo trimestre;
  • Exercícios deitado de barriga para cima após segundo trimestre, pois
    podem resultar em obstrução do retorno do sangue para o coração.

Lembre-se sempre de buscar um profissional de educação física para prescrição segura do seu treinamento.

Henrique Lubas
CREF 030435-G/PR