Avaliação física é necessária?



Aposto que você já foi em uma academia e te ofereceram ou requisitaram uma avaliação física, e você deve ter se questionado se era realmente necessário ou até mesmo não deu a mínima para isto. Estou certo?

Bom, a avaliação física é de extrema importância para os alunos e para os professores. Este é o primeiro contato com um profissional da saúde na academia, onde o avaliador tem como objetivo conhecer o aluno através de uma anamnese, avaliação da composição corporal e avaliação postural.

Na anamnese, o avaliador busca descobrir e analisar a saúde atual do aluno e fazer um resgate histórico familiar sobre doenças hereditárias (ex. diabetes e hipertensão). Na composição corporal, o avaliador pode mensurar as partes corporais, como a estatura, massa corporal, circunferência corporal e percentual de gordura e, na avaliação postural, o avaliador busca identificar padrões posturais alterados e disfunções
musculares que estão, ou podem limitar o aluno durante o treinamento. Diante destas avaliações o profissional terá um suporte para prescrever o treinamento de acordo com a situação atual do cliente e, assim, a prescrição torna-se individualizada e voltada para o objetivo do aluno. Lembre-se que o treino não deve ser prescrito às cegas e que a avaliação física deve ser realizada periodicamente. Assim, o profissional poderá fazer ajustes no treinamento para haver evolução.

Henrique Lubas
CREF 030435-G/PR