É necessário aquecer antes da musculação?



Bom, esta é uma dúvida bem pertinente, já que muitos alunos já foram instruídos a aquecerem por um professor e por outros não. Todos já viram aquele cara da academia todo grande e forte que chega na academia já colocando peso no supino sem aquecer.

Primeiro, para que serve o aquecimento?
O aquecimento irá te preparar para esforços mais intensos com segurança, por exemplo, o clássico supino da segunda feira. O aquecimento funciona através de vários fatores fisiológicos, o principal é o aumento do volume sanguíneo que faz com que aumente a temperatura do corpo, proporcionando um maior aporte de oxigênio para o músculo. Além disso, com aumento do volume sanguíneo, a elasticidade muscular é ampliada. O aquecimento também ativa o sistema nervoso central, facilitando os impulsos neurais, assim aumentando a força e velocidade de contração muscular. Portanto, o aquecimento é uma das estratégias que visa a melhora da execução e a performance dos exercícios, tornando o treinamento mais seguro.

E agora, como devo aquecer? 10 minutos de esteira? Ou só rodar o braço antes do exercício?
O aquecimento é dividido em duas partes: geral e específico. Aquecimento geral pode ser feito em ergômetros (esteira, elíptico, bike), no qual busca aquecer o corpo inteiro. Aquecimento específico pode ser realizado com exercícios leves da sessão de treino. Por exemplo, no dia de pernas uma das possibilidades é começar com 5 minutos de esteira, depois realizar 1 série de 20 agachamento com peso do corpo. Converse com seu professor e experimente aquecer antes do seu treino, independente do seu objetivo. Lembre-se sempre de buscar um profissional de educação física para prescrição segura do seu treinamento.

Henrique Lubas
CREF 030435-G/PR