Hernia de Disco



Hoje falaremos de uma dúvida bem comum entre pessoas que desejam frequentar a academia, e ficam com receio de fazer a matrícula: será que a musculação é contraindicada para pessoas que possuem hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma patologia musculoesquelética que pode levar a dores e limitação funcional. As ocorrências de hérnias geralmente ocorrem na região cervical e lombar e sua causa principal são os distúrbios posturais estáticos e dinâmicos, gerando aumento ou redução das curvaturas da coluna. Outros fatores de risco incluem fatores ambientais, como por exemplo, carregar bolsa de um lado só, longos períodos em má postura, desequilíbrio muscular e influência genética.

Uma boa forma de prevenção e/ou tratamento da hérnia de disco, é a melhora da força muscular. A força muscular é um dos aspectos da aptidão física relacionada a saúde, assim, é uma das capacidades que devem ser desenvolvidas com treinamento. A musculação é um dos melhores recursos para o desenvolvimento de força muscular, se não o melhor. Sua prescrição é baseada cientificamente tanto em questões de saúde, performance e de doença.

Para iniciar o programa de treinamento é importante que haja anteriormente a regressão da dor e a permissão médica. Após isso, a programação dos exercícios visara os desequilíbrios musculares, que por sua vez, poderão contribuir para a melhora da postura estática e dinâmica.

Alguma dúvida?
Lembre-se sempre de buscar um profissional de educação física para prescrição segura do seu treinamento.

Prof.° Henrique Lubas
CREF 030435-G/PR