Gordura sobrando? Calcule agora mesmo!



Cientistas americanos divulgaram neste mês uma nova fórmula  para medir o nível de adiposidade corporal, o BAI (Body Adiposity Index) ou IAC  (Índice de Adiposidade Corporal). Ainda em fases de estudos, a fórmula já começa a ser utilizada no Brasil em avaliações clínicas e físicas, podendo ser a sucessora do IMC. Pontos positivos do IAC em relação ao IMC

  • Não precisa de balança, utiliza apenas a fita métrica possibilitando uma avaliação em locais remotos;
  • É mais precisa, pois leva em conta a medida do quadril, que é uma região com tendência a acumulo de gordura;
  • Diferente do IMC, com o IAC não existem possibilidades de erros ao medir pessoas com grande volume muscular.

Como calcular: Primeiramente, você precisa saber com exatidão a sua estatura em metros e a medida do seu quadril em CM. Para medir o quadril, utilize a fita métrica na maior proeminência da região glútea. Utilize na fórmula abaixo as medidas do quadril em CM e estatura em M. (Para calcular a raiz quadrada digite no Google “raiz quadrada 1,85”, sem aspas e no lugar do 1,85 utilize a sua estatura) A classificação é diferente entre homens e mulheres, para classificar você pode utilizar a seguinte tabela:

IAC Homem Mulher
Normal 8 a 20 21 a 32
Sobre peso 21 a 25 33 a 38
Obesidade >25 >38

Principalmente para as pessoas que estão no nível obesidade, é altamente recomendado procurar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos.