Cuidados com a alimentação durante o Carnaval



E a Carnaval vai começar! Para quem vai cair na folia, é bom não descuidar da alimentação. Se você vai para a praia, cuidado com as frituras e outros alimentos muito gordurosos. E não exagere na cerveja porque senão a ressaca te pega! Segundo a nutricionista da Academia Unica, Cristiane Bonato, alimentos ricos em carboidratos como cereais, frutas, massas e sucos devem ser incluídos no cardápio. E o que evitar? “Evitar alimentos muito gordurosos como carnes gordas, frituras, alimentos de digestão mais lenta como feijoada, por exemplo, pois podem causar desconforto no momento da folia”, recomenda. Não se esqueça da água: a hidratação é fundamental nesses dias, principalmente se você for para um lugar mais quente. “Hidratação antes, durante e depois é fundamental. Bebidas como água, água de coco, isotônicos e sucos de frutas são muito bem vindas. As três últimas, além de reporem o líquido perdido através da transpiração, ajudam a repor energia, vitaminas e sais minerais”, explica Cristiane. Durante a folia, muita gente não deixa de lado a tradicional cervejinha, mas cuidado com o exagero. “A curto prazo, o álcool traz a desidratação do corpo. Isso faz o folião sentir os sintomas da tão famosa ressaca. Uma dica para minimizar isso é intercalar à ingestão das bebidas alcoólicas bebidas como água de coco, sucos de frutas, isotônicos ou até mesmo a água”, alerta a nutricionista. Caso você caia no grupo da“ressaca, saiba o que pode ajudar a desintoxicar o corpo. Cristiane deu uma receita simples. Anote aí! Ingredientes: ½ folha de couve Suco de 2 laranjas 1 colher de chá de gengibre 1/2 pepino 1 maçã com casca Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e beba sem coar, para aproveitar os benefícios de desintoxicação das fibras. A folia acabou. E aí? Depois que o período de festa acabar, o ideal é retomar a alimentação balanceada, com muita fruta, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas magras. E fica a dica da Cristiane: “se você pretende deixar pra trás hábitos alimentares errados e iniciar um processo de reeducação alimentar, este é um bom momento!”. Com essas dicas, é só curtir o Carnaval numa boa!