Por que às vezes se torna tão difícil ter resultado?

Tags:, , , , , | | 13/04/2017 | Autor: admin

Normalmente as pessoas que treinam musculação (entre outros esportes e atividades) e que ainda não atingiram todos os seus objetivos, sejam eles estéticos ou de rendimento, acabam se deparando por momentos de pouca ou nenhuma evolução. Nota-se que nos primeiros meses de aderência ao treinamento, os resultados aparecem em uma velocidade maior, principalmente relacionados à composição corporal de perda de gordura ou desenvolvimento da massa muscular.

Isso ocorre por várias razões, sendo que uma delas pode ser porque quanto mais treinado menos treinável os praticantes ou altetas poderão ser. Não entendeu? Imagine a dificuldade que um atleta de alto nível tem para ver uma evolução em seus resultados, e agora pense na rotina exaustiva de treino que ele tem, além de cuidados com alimentação, suplementação, descanso, motivação, saúde, etc. Se torna cada vez mais difícil continuar tendo resultados, essa é uma verdade. Agora imagine aquela pessoa que está sem praticar nenhuma atividade há algum tempo, mas que apresenta boas condições de saúde e então inicia uma prática esportiva. Pensando em resultado e evolução, é muito mais fácil para aqueles que não estavam praticando nenhuma atividade apresentarem alguma melhoria quando comparado com o atleta de alto rendimento (ou uma pessoa mais treinada).

Um treinamento bem elaborado deve ser estruturado respeitando-se alguns princípios básicos, tais como: individualidade biológica, adaptação, especificidade, sobrecarga, manutenção, variabilidade e continuidade. Estes princípios são como pilares, que auxiliam no planejamento dos treinamentos e que devem ser revisados de tempos em tempos. Negligenciar um desses princípios, pode fazer com que o praticante não consiga obter os resultados, podendo levar a desistência, desmotivação e até mesmo quadros de lesões.

Alterações na composição corporal, também estão intimamente relacionadas a dieta. Sendo necessária que seja elaborada pelo nutricionista, respeitando as características individuais de treino e biológicas. Da mesma forma que o treinamento deve ser constantemente revisto, a dieta também deveria passar por modificações conforme a aderência e evolução dos resultados, podendo ser um fator decisivo entre evoluir ou estagnar.

Treine de forma séria e contínua, descanse muito e siga uma dieta bem elaborada por um nutricionista. Ao primeiro sinal de estagnação, mude a estratégia. Siga a orientação de seu treinador em um treino mais intenso ou busque mudar outras variáveis, melhore a qualidade do seu descanso e do sono, converse com seu nutricionista para rever sua alimentação e tentar melhorar em algum ponto da dieta.

Assim como tudo na vida, jamais teremos algum resultado diferente fazendo as mesmas coisas sempre, as vezes é preciso mudar.

Fonte: Folha da Mulher


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